LA FRIDA
- BIKE -
M O V I M E N T A L A F R I D A
A Movimenta La Frida é um movimento formado por cicloativistas negras. A organização tem como princípio repensar historicamente as construções das cidades em suas proporções espaciais segregacionistas sócio-raciais, onde os centros urbanos permanecem monopolizando recursos e as políticas de mobilidade para mulheres e por sua vez permanecem realizando a manutenção das desigualdades e privações de acesso direitos e recurso básicos.
A Movimenta La Frida através de ações sociais, volta-se para criar e construir soluções de inclusão das mulheres que são afetadas pelas limitações de políticas de acesso a mobilidade e direito à cidade, focalizando principalmente nas demandas de mulheres negras que permanecem na base da pirâmide de desigualdades sendo afetadas pelo, racismo, sexismo e classismo.
Assim o movimento busca promover a bicicleta quanto um modal de transporte econômico, sustentável e autônomo, como um possível solucionador do direito de mobilidade, além desenvolver ações formativas e culturais, visando a promoção da cultural popular afro diaspórica e ocupação dos espaços públicos, reivindicando uma cidade para todos, pluri diversificando os espaços, travando lutas contra o racismo, homofobia, misoginia e as demais mazelas que afetam as minorias sociais.
O projeto "Preta, vem de bike!" é uma ação que une promoção da bicicleta com inclusão social, igualdade étnica e igualdade de gênero, visa levar a mobilidade urbana, além da orla, às periferias e comunidades quilombolas. São aulas de bike móvel para meninas e mulheres negras da periferia e quilombolas. O Preta, vem de bike tem a função de envolver a bicicleta para além da mobilidade, permeia o acesso a direitos básicos, processos de cura, auto-estima , sonhos....podendo pensar e conectar a bicicleta em tudo.
Após as aulas, fazemos acompanhamento e ajudamos na coleta de bike para restauração ou doação, uma vez que 90% das meninas são da periferia ou baixa renda.
#PRETA, VEM
DE BIKE
#PRETinha, VEM
DE BIKE
O projeto "Pretinha, vem de bike!" visa a formação e conscientização cíclica das crianças periféricas, tem como enfoque a importância de incluir as crianças no desenvolvimento de cidades ecoeficientes e sustentáveis.
Atividades:
-
Oficina de Pedal e acompanhamento
-
Oficina de mecânica básica de bike para meninas e mulheres
-
Oficina de Ciclista o Que levar( kit ferramentas,kit alimentação,kit primeiros socorros,kit higiene pessoal)
-
Oficina de legislação e segurança no trânsito
-
Oficina de customização de bicicleta
-
Oficina Corpo Ativo Corpo Atento ( consciência corporal para estar atento a si e ao ambiente,pedalando e não pedalando)
-
Oficina de Defesa Pessoal
-
Bate papo com Mulheres Negras e Não -Negras sobre: quem somos,o que queremos,o que podemos,como agir) levando a bicicleta como ferramenta de transformação pessoal e inclusão social, e projetos futuros: bike compartilhada na periferia ( projeto em estudo), esportes radicais nas escolas( a bicicleta ,esporte/ educação/cultura), bike na escola.
-
Palestras em seminários, fóruns e festivais.
-
Restauração e doação de bicicletas
#PRETA, VEM
DE BIKE NO RECÔNCAVO
#bici
lafrida
Um projeto de implantação de bicicletários em universidades e escolas públicas, afim de incitar o uso da bike no dia-dia de funcionários e alunos, criando um mobilidade livre através de um modal de transporte mais leve, econômico e ecológico.
#SARAU
LAFRIDA
Sarau que leva de forma itinerante poesia nas ruas.
Realizado por mulheres negras semeiam a poesia e a poesia negra musicalizada, e na fala inspiram o dia a dia, valorizando o poder feminino negro , da comunidade negra, fazendo recorte racial para reportar o racismo, e de gênero, para denunciar o machismo, dialogando com as bandeiras da atualidade; o genocídio do povo negro, o feminicídio, o empoderamento da mulher negra e a importância da união e de ocuparmos todos os espaços. A cada mês as Poetas traçam um itinerário diferente, acreditando que a poesia pode estar em todos os lugares e mudar o olhar e realidade das pessoas. É uma iniciativa de incentivo à literatura e leitura poética, com intuito de colaborar com o desenvolvimento literário nos centros culturais urbanos , principalmente periféricos.
#Palestras
LAFRIDA
É um projeto de conscientização e sensibilização acerca da mobilidade urbana e de combate ao racismo e machismo temas que convirjam para o avanço e desenvolvimento de nossas lutas e conquistas. O objetivo das palestras é fomentar o debate e a reflexão acerca dos temas referentes à representatividade feminina , mobilidade, empreendedorismo, além de ampliar a rede de apoio e fortalecimento da Movimenta La Frida.
EVENTOS SIGNIFICANTES PARTICIPATIVOS:
-
Bicicleta nas eleições 2016 (debate com candidatos)
-
Bicicleta nos Planos 2017 e 2018 (Bate-papo)
-
Velocity 2018- Plenária de Abertura
-
Banca Vale do Dendê 2018 (Defesa de projeto selecionado)
-
Projeto Feminismo sobre duas Rodas ( Fundo Elas,ONU Mulheres,GT Gênero da Ciclocidade)- Articuladoras da formação
-
Fórum Br Cidades (Palestra; Mobilidade para todos)
-
Fórum Mundial da Bicicleta 2018 (Palestra)
-
Campus party 2018 e 2017 (Palestra)
-
Festival party 2017
-
Flica 2016 (Festival de literatura) Cachoeira
-
Bicicultura 2016, 2017 e 2018 (Palestra)
-
Agenda Bahia 2017 (Palestra)
-
Sesc São Paulo 2018
-
Eflac 2017- Uruguai- (Palestra)
-
II Encontro de jovens negras feministas 2017 (Ações do Preta, vem de bike)
-
Abertura da Inauguração do parque da Cidade- Salvador
-
Afrotesistência- Rj
-
Festival da Sustentabilidade SSA
-
Fórum Nordestino da bicicleta- Fortaleza
-
Evento - Mobilidade urbana e a perspectiva das Mulheres- SP
-
ENUNE
#Preta
empreende
Apoio e fortalecimento para mulheres empreendedoras da periferia. Apoio a microempreendedores de baixa renda, ampliando o acesso a conhecimento, redes, mercados e crédito para que desenvolvam ou iniciem seus empreendimentos. Viabilizar acessos para que pessoas e comunidades de baixa renda possam ser empreendedoras, promovendo a inclusão e o desenvolvimento econômico e social. Economia para todas.
#documentário
trajetos
Juh Almeida
Trajetos é um projeto de pesquisa e desenvolvimento de um longa-metragem que retrata o cotidiano de mulheres negras que utilizam a bicicleta em diversos contexto.“Eu não sonhei muito na minha vida. Onde eu fui criada tinha uma bicicleta, mas não podia usar".
Assim expressou Ana Maria, que aprendeu a andar de bicicleta aos 60 anos na atividade “Preta vem de bike!” do La Frida.
Produzido por mulheres negras baianas do audiovisual- onde todos as integrantes possui uma proximidade com universo apresentado, assim refletindo e revelando a intimidade e subjetividades das nossas personagens.
Desse modo desvendando que, o que envolve a bicicleta é para além da mobilidade, permeia direitos básicos, processos de cura, auto-estima , sonhos...
Ao acompanharmos sete mulheres negras que iniciaram ou retomaram o contato com a bicicleta através do projeto do La Frida, adentrarmos a uma relação de intimidade já estabelecida. Afinal, ao realizarmos o documentário é fundamental ter cautela com a relação entre o sujeito que filma e o sujeito filmado, pois o que será expressa na imagem É essa fronteira, neste caso, a equipe será formada por mulheres negras que adentre facilmente ao universo dos sujeitos filmados, pois compreendemos como um dos dispositivos fílmicos.
Larissa Fulana de tal
#teaser
# Cursos Profissionalizantes para mulheres trans e travestis
O Projeto Bicitrans visa a inclusão e empregabilidade de travestis e transexuais no mercado de trabalho da mobilidade, através de formação, mentorias, aulas de bike e curso profissionalizante de mecânica, buscando mudar as estatísticas de ausência de pessoas trans e travestis.
#Compartilhamento e conserto de bike para entregadoras(es)
No momento atual, em que estamos vivendo uma crise econômica e alta na taxa de desemprego, as empresas de entrega por aplicativo atraem desempregados e pessoas que têm dificuldades para se inserir no mercado de trabalho com a perspectiva de obter alguma renda, como entregadores ciclistas, que cresce cada dia mais. Segundo dados obtidos a partir de uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) (2019) que traçou o perfil dos entregadores ciclistas de aplicativos na cidade de São Paulo, 71% dos entregadores entrevistados se autodeclararam negros ou pardos. E isso é uma realidade também em outras cidades do Brasil.
O projeto busca reduzir o impacto sócio econômico de entregadores e entregadoras em tempos de COVID.
--
# EQUIPE
Sou Nanda Lisboa, atriz, mãe . Desenhei e decorei toda a Casa La Frida, ficou linda! Sou formada em designer de interiores.
Sou Livia Suarez, amo comer. Sou extramente curiosa, o novo me fascina. A minha curiosidade me torna competente e dedicada. O La Frida pra mim é um sonho, um prazer louco.
Sou Luise Reis, Revolve tretas. Coordenadora de Relacionamento da Casa La Frida, advogada familista e feminista interseccional, apaixonada por tecnologia, café, direitos humanos e viagens.
Sou Alana Santana, fofa e dedicada. 29 anos, formada em relações públicas com expertise em comunicação e relacionamento comunitário. Gerente de Projetos do La Frida.
FAÇA PARTE
seja Uma voluntária
doe
bikes
doe
Precisamos da sua ajuda para o Movimenta La Frida continuar crescendo. Vamos juntos espalhar mais bicicletas pela cidade!
Fale com a gente!
@lafridabikecafe @pretavemdebike